MP realiza vistoria no Hospital Colônia Itapuã
O Ministério Público, através da Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos de Porto Alegre, realizou uma vistoria no Hospital Colônia Itapuã na última quinta-feira, 14. A visita contou também com a presença de equipes técnicas do Serviço Biomédico e do Gabinete de Assessoramento Técnico (GAT), e teve como objetivo fazer um levantamento dos pacientes, dos recursos humanos e das estruturas física e terapêutica do hospital.
As equipes foram recebidas pela médica psiquiatra e diretora do hospital, Marília Gehlen, que fez um apanhado da história do local. O Hospital Colônia Itapuã abriga hoje 74 pacientes, entre ex-hanseinianos e pessoas com sofrimento psíquico, e vem recebendo internos oriundos do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Segundo a promotora de Justiça Liliane Dreyer da Silva Pastoriz, a visita fez-se necessária diante da possibilidade de ampliação do trabalho conjunto entre o Hospital Psiquiátrico São Pedro e Hospital Colônia Itapuã, ambos mantidos pelo Estado.
Ainda de acordo com Liliane Pastoriz, “o local surpreendeu a todos. Trata-se de imensa área física, localizada em região privilegiada pela natureza, com estrutura de construções em número expressivo. Encontramos escola, unidade de saúde, correio, padaria, áreas de lazer, clube, igrejas, casas, pavilhões que eram utilizados como residenciais e que hoje estão sem utilização. Portanto, sendo área com destinação pública, oferece possibilidades”, afirma.
HISTÓRICO
O Hospital Colônia Itapuã foi inaugurado em 11 de maio de 1940 e funcionava como moradia para os portadores de hanseníase de todo o Rio Grande do Sul. Ocupando uma área de 1251 hectares no município de Viamão, ainda é lar de ex-hansenianos que, após o fim da política de segregação, não conseguiram retomar suas vidas fora da instituição. A partir da década de 1970, o hospital começou a receber também pessoas com problemas de saúde mental.