MP reúne entidades para debater saúde de professores em Passo Fundo
A promotora de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo, Ana Cristina Ferrareze, esteve reunida, na quinta-feira, 14, na sede do MP de Passo Fundo, com representantes da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE), da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo, do Conselho Municipal de Educação de Passo Fundo, do Centro Municipal de Professores de Passo Fundo, do Centro Especializado Municipal de Atendimento ao Educando (CEMAE), do Núcleo de Biometria da Prefeitura de Passo Fundo e do Sindicato de Professores de Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINPRO/RS).
A reunião teve como objetivo analisar e discutir encaminhamentos referentes ao afastamento de professores da rede estadual e municipal em razão de licença-saúde. Foram discutidos os motivos dos afastamentos e a necessidade de um levantamento completo de números. Foram Além disso, foram sugeridas medidas que possam melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. As substituições e ações que podem ser adotadas para dar melhor suporte aos professores também foram elencadas, entre elas, a criação de equipe multidisciplinar que atue nas escolas com programas de prevenção de doenças típicas do magistério, entre outras medidas.
Ficou acordado, ainda, que será desenvolvido um projeto-piloto, baseado nos já desenvolvidos pela Prefeitura, articulado com o Ministério Público, envolvendo participação de escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino de Passo Fundo, que vise a valorização da saúde do professor, de forma preventiva e continuada. Foi agendada para dia 07 de novembro, na Promotoria de Justiça Regional da Educação, uma nova reunião com todos os órgãos presentes, incluindo o Centro Especializado de Atendimento ao Educando (CEAE), com objetivo de apresentar e analisar este projeto.