MP cumpre 14 mandados de prisão em combate à guerra do tráfico no Litoral Norte
O Ministério Público, através do Núcleo de Inteligência do MP (Nimp) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e a Brigada Militar cumprem 14 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em Santo Antônio da Patrulha na manhã desta quinta-feira, 14. A Operação Madre Teresa decorre de investigações no combate à guerra entre duas facções pela disputa do tráfico de drogas no bairro de mesmo nome. Os mandados são cumpridos em Santo Antônio da Patrulha, Osório, Canoas e Glorinha. A BM atua, hoje, com 60 policiais e 18 viaturas.
Durante as investigações, que duraram dois meses tiveram o apoio da Polícia Civil, 13 pessoas foram presas em flagrante, durante abordagens realizadas pela Brigada Militar, por tráfico de drogas, tentativa de homicídio, porte ilegal de armas e receptação de veículo. Todas as prisões em flagrante foram convertidas em preventivas. Quatro adolescentes foram internados por tráfico e porte ilegal de armas.
HISTÓRICO
Entre os dias 29 de maio e 05 de junho deste ano, cinco assassinatos ocorreram em Santo Antônio da Patrulha em virtude da disputa do tráfico no bairro Madre Teresa por duas facções.
Durante os meses de maio e junho, houve toque de recolher na cidade, com a circulação de áudios por Whatsapp em que os traficantes das facções diziam que iriam matar quem tentasse invadir seus respectivos territórios. Também houve ameaças de invasão aos apartamentos de um condomínio popular. Foi encaminhado reforço no policiamento ostensivo, que conseguiu evitar que os fatos se concretizassem.