MP marca presença na abertura na 40ª Expointer
O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, participou da cerimônia de abertura da Expointer 2017, na tarde deste sábado, 26 de agosto. A comemoração das 40 edições da Expointer marcou a cerimônia de abertura da feira, no Restaurante Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Como acontece há alguns anos, o Ministério Público estará presente no parque, através de sua unidade móvel, localizada ao lado das esferas, próximo à entrada principal. No sábado, dia de abertura dos portões, o atendimento ao público no ônibus do MP foi coordenado pelo promotor-assessor da Subprocuradoria de Justiça para Assuntos Institucionais, Mauro Souza, e pela servidora Daniela Rosa. Já no domingo, 27, a equipe do Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente, coordenado pelo promotor Daniel Martini, foi a responsável pelo trabalho de atendimento no parque. O espaço do MP na Expointer permanecerá na feira até o encerramento, dia 3 de setembro, sempre aberto das 10 horas da manhã até às 18 horas.
SOLENIDADE DE ABERTURA
No ato oficial de abertura da Expointer 2017, o governador José Ivo Sartori afirmou que o dia era para celebrar o futuro. "Falamos muito de dificuldades nos últimos anos. E ainda temos um longo caminho pela frente até chegar à sustentabilidade política e econômica do país. Mas hoje é dia de celebrar, porque, apesar de tudo, a vida segue nos brindando com a esperança de um novo caminho", afirmou.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, destacou que o agricultor faz a diferença no país, pois trabalha com paixão e determinação. Maggi disse ainda que o agronegócio gaúcho tem grande peso na agricultura brasileira. Também se manifestaram na abertura do evento o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto; o diretor administrativo da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Francisco Schardong; os presidentes da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Eduardo Finco; da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Sistema Ocergs-Sescoop/RS), Vergílio Perus; do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Cláudio Bier; da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Carlos Joel da Silva; e o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.
Durante a cerimônia, foi entregue a medalha Assis Brasil a pessoas que se destacaram por serviços prestados no setor da agricultura e da pecuária. Os homenageados da 40ª Expointer foram os ministros da Agricultura, Blairo Maggi; do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes; e o presidente do BRDE e ex-secretário da Agricultura, Odacir Klein.
Ainda prestigiaram a abertura da Expointer 2017, os ministros do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; e do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira; os senadores Ana Amélia Lemos e Lasier Martins; o presidente da ALRS, Edegar Pretto; e o vice-governador José Paulo Cairoli.