Professores da UniRitter são recebidos no Ministério Público
Uma comitiva de professores da UniRitter esteve na sede do Ministério Público na última quinta-feira, 17. O objetivo foi apresentar a promotores e procuradores de Justiça os projetos que vêm desenvolvendo na área da Sustentabilidade e que possuem interface com outras áreas como direitos humanos, ciências jurídicas, jornalismo e educação.
Recebidos pelos coordenadores dos Centros de Apoio do Meio Ambiente, Daniel Martini, e dos Direitos Humanos, Angela Rotunno, e pela promotora Gisele Monteiro, os professores Siomara Monteiro, Roberto Belmonte, Ricardo Libel Waldman e John Würdig apresentaram minutas de anteprojetos de lei formuladas no Núcleo de Prática Simulada em Direito Ambiental sobre plano de arborização em Canoas, alteração do Código Tributário Municipal, alterando a legislação municipal sobre multas para infrações ambientais e alterando a legislação municipal sobre grandes geradores de resíduos sólidos.
Dentre outros projetos, apresentaram também o produzido na Universidade sobre jornalismo ambiental, com reportagens premiadas, além do Projeto EcoEducadores, do curso sobre energia solar e um projeto de mobiliário assistivo sustentável desenvolvido na UniRitter.
Daniel Martini apresentou aos professores o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Estado (FRBL - RS) e sua página na Internet, que disponibiliza toda a legislação pertinente. Aventou, ainda, a possibilidade da UniRitter apresentar projetos para obtenção de recursos do fundo quando da abertura de novos Editais.
Também presente ao encontro, a professora da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Maria Juliana Corrêa, relatou os trabalhos que a Fiocruz desenvolve no RS relativos ao acompanhamento de trabalhadores de antigas fábricas de telhas de amianto, substância reconhecidamente tóxica e cancerígena.
Por fim, Angela Rotunno e Gisele Monteiro se colocaram à disposição da Fiocruz para estabelecer uma parceria e trabalhar no combate às subnotificações de eventos relativos a intoxicações por amianto.