São Lourenço do Sul: saneamento, resíduos e licenciamento ambiental são temas de encontro
A convite da Promotoria de Justiça de São Lourenço do Sul, o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Daniel Martini, esteve no Plenário Câmara do Município para falar sobre "Saneamento Básico, Resíduos Sólidos e Licenciamento Ambiental Municipal".
Na ocasião, o Promotor apresentou o Programa RESsanear e o Projeto Institucional Licenciamento Ambiental Municipal. "Este encontro foi mais uma importante oportunidade de auxiliarmos e subsidiarmos a atuação do órgão de execução e de apresentarmos os projetos institucionais da área de sustentabilidade aos Municípios, buscando induzir a efetividade das políticas públicas, nos termos do planejamento estratégico", disse Martini.
Para a promotora de São Lourenço, Gabriela Monteiro, o ponto máximo do evento foi a apresentação, na palestra de Daniel Martini, de inúmeras alternativas factíveis e viáveis, no que diz respeito aos problemas relacionados ao saneamento básico, resíduos sólidos e licenciamento ambiental. “Saí com a certeza de que, se cada um fizer efetivamente a sua parte - e alternativas não faltam -, seremos capazes de cumprir o dever constitucional que todos temos de defender e preservar um meio ambiente equilibrado para as presentes e futuras gerações”, afirmou Gabriela.
Já a promotora Cristiana Müller Chatkin destacou que a palestra serviu para fomentar na comunidade lourenciana e demais municípios vizinhos que se fizeram presentes (Rio Grande, Herval e Camaquã), o dever e a necessidade de implementar, com a maior celeridade possível, planos de saneamento básico e resíduos sólidos que sejam eficientes e eficazes para solucionar vários problemas enfrentados pelos Municípios e que atingem, diretamente, o meio ambiente. “Após as soluções e alternativas oferecidas por Daniel Martini, muitas portas foram abertas para que o trabalho conjunto do MP e dos demais segmentos da administração pública seja trilhado com sucesso, a bem da coletividade e do meio ambiente”, finalizou ela.
Estiveram presentes no evento o promotor de Justiça Jaime Nudilemon Chatkin, os juízes de São Lourenço Aline Borghetti e Cléber Cardoso Pires, o prefeito de Herval, Rubem Dari Wilhelnsen; o presidente da Câmara de São Lourenço, Dari Pagel; prefeitos e secretários de Municípios da Região Sul, vereadores de São Lourenço do Sul, técnicos municipais, dentre outros.