MP participa de audiência pública sobre protocolos de prevenção à violência em estádios de futebol
O promotor Justiça da Promotoria Especializada do Torcedor, Márcio Bressani, participou na manhã desta quarta-feira, 16, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado sobre procedimentos e protocolos adotados em cada instituição sobre a violência nos estádios de futebol.
A audiência foi proposta pela Comissão de Direitos Humanos, após o recebimento de denúncias de torcedores, colorados e gremistas, que relataram terem sido vítimas de agressões, por parte de integrantes da Brigada Militar durante abordagens em jogos do Grêmio e do Internacional.
Representantes das torcidas dos dois clubes participaram do debate, mediado pelos deputados estaduais Jeferson Fernandes, Mauela D’Ávila e Bombeiro Bianchini.
O promotor de Justiça Márcio Bressani, que atua desde 2015 na Promotoria Especializada do Torcedor, reforçou que o MP tem o compromisso com a manutenção da segurança nos estádios e, em casos de abusos, atua na responsabilização, tanto de pessoas que são vinculadas a clubes quanto à instituições.
“Existem processos que responsabilizam agentes públicos de segurança e até mesmo agentes privados. Cada vez mais nós temos conseguido incutir nas pessoas a ideia de que ato de violência deliberado não é tolerado no ambiente dos estádios”, disse Bressani. O Promotor também ressaltou que todas as demandas relacionadas a casos de violência dentro dos estádios devem ser reportadas ao Ministério Público.
Também participaram da audiência pública a corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado, Adriana Hervé Chaves Barcellos, o juiz titular do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos, Marco Aurélio Martins Xavier, e o juiz do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul Sérgio Antonio Berni de Brum.