MP presente no lançamento do Índice de Desenvolvimento Estadual-RS
A Rede Brasil Sul – RBS lançou na manhã desta terça-feira, 15, a quarta edição do Índice de Desenvolvimento Estadual-RS (iRS). O indicador verifica o desempenho dos Estados em três dimensões: padrão de vida, educação e, reunidos, longevidade e segurança. O objetivo do Grupo RBS é contribuir para o debate sobre a situação atual do Estado e as melhores alternativas para avançar. O iRS é fruto de parceria entre o jornal Zero Hora com a PUCRS, com apoio institucional da Celulose Riograndense.
O lançamento ocorreu, em evento para convidados, realizado na sede do grupo jornalístico. A subprocuradora-geral de Justiça de Gestão Estratégica, Ana Petrucci, representou o Ministério Público, ao lado de outras autoridades.
Durante o evento, o CEO da RBS Mídias, Claudio Toigo Filho, falou sobre os objetivos do grupo jornalístico com a iniciativa. Também o presidente da Celulose Riograndense, Walter Lidio Nunes, falou sobre os indicadores.
Em seguida, o coordenador do curso de Economia da Escola de Negócios da PUCRS, Ely José de Mattos, fez uma detalhada apresentação do iRS, além de apresentar alguns resultados. Um deles, por exemplo, dá conta que o Rio Grande do Sul teve o segundo ano consecutivo de queda na qualidade de vida da população, destoando da média nacional, que segue avançando. O indicador, elaborado com dados de 2015, mostra que os gaúchos permaneceram em quarto lugar no ranking geral, mas aumentou a distância do Rio Grande do Sul em relação a Santa Catarina, na terceira colocação, enquanto o Paraná, na quinta posição, se aproxima. Nas dimensões avaliadas, o Estado manteve a quinta posição em padrão de vida e a terceira em longevidade e segurança. Em educação, o RS permaneceu na oitava posição, fora do pelotão de elite.
Também ocorreu um pequeno debate, com a participação dos convidados e jornalistas do Grupo RBS. Entre outros, falaram a jornalista Marta Sfredo e os secretários estaduais Ronald Krummenauer, de Educação, e João Gabbardo dos Reis, da Saúde.