Vítimas de rede de estelionato virtual com atuação no Vale do Sinos devem procurar MP de Sapiranga
Nesta terça-feira, 15, a Promotoria de Justiça de Sapiranga irá tomar o depoimento de três vítimas de um esquema encabeçado pela empresa D9 Trader, cujo lema é “ganhe dinheiro assistindo futebol” e promete ganhos imediatos entre 30% e 150% do investimento. O golpe trata-se de uma pirâmide financeira, que dá aos investidores um saldo virtual em bitcoins que eles não conseguem sacar. Na quarta-feira, um investigado será ouvido na Delegacia de Polícia da cidade.
Vítimas que tenham sido lesadas pela D9 Trader podem entrar em contato com a Promotoria de Sapiranga pelo e-mail mpsapiranga@mprs.mp.br ou procurar a DP da cidade.
Na noite da última sexta-feira, 11, uma operação conjunta entre MP e Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na residência de um homem considerado um dos líderes do esquema na região do Vale do Sinos. Foram apreendidos dois automóveis de luxo (Chevrolet Camaro), R$ 14 mil em dinheiro vivo, computadores, tablets e celulares. A partir da análise dos gadgets, será possível avaliar a quantidade de vítimas envolvidas no esquema.
O promotor de Justiça Sérgio Cunha de Aguiar Filho e o delegado de Polícia Fernando Pires Branco investigam as ramificações do grupo criminoso, chefiado por um indivíduo residente em Itabuna, na Bahia. A D9 Trader iniciou as atividades no final do ano passado e suspeita-se que possa haver uma conexão internacional com outro empreendimento de mesmo nome, que já fez vítimas em diversos continentes. A suspeita é de que tenham ocorrido crimes contra a economia popular, estelionato e lavagem de dinheiro.