Rio Grande: reponsável por organização criminosa que explorava jogos de azar é preso
Ao acolher pedido em denúncia oferecida pela Promotoria de Justiça de Rio Grande, a Justiça decretou a prisão Luciano da Silva Elesbão e Claudemar Taveiro Elesbão. O denunciado Luciano foi preso nesta quarta-feira, 2. Os envolvidos, com mais outros seis denunciados, cometeram crimes de lavagem de dinheiro, exploração de jogos de azar e jogo do bicho e de organização criminosa. Já o denunciado Claudemar encontra-se foragido.
A investigação do Ministério Público teve início em 2013 e tinha foco na exploração do jogo do bicho e máquinas de caça níqueis em Rio Grande. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na época pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Ainda foram deferidas pela Justiça as quebras dos sigilos bancário e fiscal de alguns dos denunciados. Mais investigações foram desenvolvidas e apuraram o controle da organização criminosa, que era realizado por Luciano da Silva Elesbão e Claudemar Taveiro Elesbão.
Os outros denunciados atuavam como intermediários e também eram responsáveis pela lavagem de dinheiro do grupo. A denúncia foi assinada pelos promotores de Justiça José Alexandre Zachia Alan e Adriano Pereira Zibetti.