MP deflagra Operação Descuido em Viamão
O Ministério Público deflagrou na manhã desta terça-feira, 1º, a Operação Descuido, que investiga corrupção ativa e passiva, organização criminosa e fraude à licitação na Câmara Municipal de Viamão. São apurados possíveis direcionamentos de licitações e fraudes na execução dos contratos, bem como superfaturamento de acordos firmados. Cinco mandados de busca e apreensão são cumpridos no Legislativo Municipal e em sedes de empresas investigadas que atuam na construção civil.
A investigação, conduzida pela promotora de Justiça Karina Bussmann Cabeda, visa combater possíveis atos de improbidade administrativa e crimes licitatórios praticados contra a Câmara de Vereadores de Viamão. Também acompanham os trabalhos o coordenador do Núcleo de Inteligência do MP (Nimp), Diego Rosito de Vilas, e a promotora de Justiça De Viamão Márcia Regina Nunes Villanova. A ação é realizada pela Promotoria de Justiça de Viamão, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Nimp, com o apoio da Brigada Militar.
A promotora Karina Cabeda explica que, até o momento, não há indícios de envolvimento de vereadores na investigação.
Ao atender pedido do MP, também foi afastado o sigilo bancário e fiscal de servidores públicos e das pessoas jurídicas envolvidas com as fraudes. Todo o material apreendido durante os mandados de busca, que consiste em documentos, contratos e computadores, será examinado pelo Ministério Público.
Fotos: Juarez Sant'Anna/MPRS