Porto Alegre: Fiscalização do Fórum dos Agrotóxicos resulta em interdição de agropecuária e prisão em flagrante
A Comissão de Fiscalização e Controle do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizou, na tarde desta quinta-feira, 27, inspeção em agropecuária localizada no centro de Porto Alegre.
Na ocasião, foram identificadas inúmeras irregularidades, como comercialização irregular ao público em geral de saneantes domissanitarios, raticidas, inseticidas e formicidas de venda restrita para empresas especializadas; fracionamento irregular de sementes e agrotóxicos; comercialização de sementes sem procedência e depósito irregular de agrotóxicos vencidos. “Encontramos produtos de décadas passadas armazenados irregularmente”, conta o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MP, Daniel Martini, que também coordena a Comissão de Fiscalização e Controle do FGCA.
As irregularidades resultaram na interdição do estabelecimento e na prisão em flagrante do proprietário.
"O MP, por meio do Forum dos Agrotoxicos, congregando diversas entidades parceiras, articulou esta ação conjunta para maximizar a efetividade da operação”, conta Martini Conforme o Promotor, o objetivo é a proteção do consumidor, da saúde pública e do meio ambiente, fiscalizando a venda de produtos de comercialização restrita, perigosos ou impróprios ao consumo.
Participaram da ação, além do Ministério Público, representantes do Procon Municipal, Comando Ambiental da Brigada Militar, Delegacia do Meio Ambiente, Fepam, Secretaria de Agricultura, dentre outros. [Fotos: Roger Silva/MPRS]