Fabiano Dallazen toma posse nesta sexta-feira como procurador-geral de Justiça do RS
Fabiano Dallazen toma posse nesta sexta-feira, 9, como procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul. A solenidade acontece às 17h, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do Ministério Público em Porto Alegre (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, 3º andar). Uma hora antes do evento, o futuro chefe do MP gaúcho concederá entrevista coletiva à Imprensa.
Estão confirmadas para a cerimônia autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário; chefes de instituições públicas; representantes do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG); do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).
O promotor de Justiça Fabiano Dallazen foi anunciado no dia 23 de maio como o novo procurador-geral de Justiça para o biênio 2017/2019. A confirmação foi feita pelo governador do Estado, José Ivo Sartori. O anúncio ocorreu um dia após a lista tríplice ter sido entregue ao chefe do Executivo. Ele foi o primeiro colocado na eleição do Ministério Público, com 582 votos (70,9%).
PERFIL
Natural de Carazinho/RS, Dallazen formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela UPF. É especialista em Direito Penal e Processual Penal e Mestre em Direitos Fundamentais pela Ulbra. Também professor de Direito Processual Penal na FMP. Ingressou no Ministério Público em abril de 1998, tendo atuado nas Comarcas de Getúlio Vargas, Soledade e Passo Fundo. Em Porto Alegre, atuou nas Promotorias de Justiça de Família e Sucessões, do Tribunal do Júri, Criminal e Especializada Criminal de Combate aos Crimes Tributários. Foi coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal. Foi vice-presidente da Associação do Ministério Público no período de 2005/2006. Desde junho de 2015 é subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais.