Ministério Público participa de lançamento do Projeto Saúde Escolar
O Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público, Promotor de Justiça Miguel Velasquez, participou nesta sexta-feira (17/06) do lançamento oficial do Projeto Saúde Escolar. A solenidade aconteceu no Instituto de Educação Paulo da Gama, no bairro Partenon em Porto Alegre.
O programa da Secretaria Estadual de Educação (SEC) pretende resgatar ações de saúde dentro da rede estadual de ensino. O Saúde Escolar atingirá inicialmente 200 mil alunos, 10 mil professores e 2 mil funcionários das 252 escolas do município de Porto Alegre. A intenção da SEC é promover atividades educacionais visando a promoção e a prevenção em saúde.
O Secretário José Fortunati afirmou que esse é um dos grandes momentos vivenciados pela atual administração e que tudo isso se deve justamente ao trabalho do Ministério Público. “O Doutor Miguel Velasquez nos trouxe de forma instigante e provocativa a necessidade de promover a saúde nas escolas”. Segundo Fortunati, através desse projeto será possível reduzir o déficit de aprendizagem nos colégios da capital. Ele ressaltou ainda, que apesar de ser lançado nesta data, o Saúde Escolar já está sendo implementado há algum tempo em nove unidades experimentais e com resultados bastante profícuos. “Em pouco tempo, esta iniciativa será modelo em nosso país. Isso serve para darmos condições para que nossos menores se desenvolvam plenamente”.
“Este é um dos projetos mais importantes dos quais o Ministério Público participou”. Assim o Coordenador do CAO da Infância e Juventude resumiu o lançamento do Saúde Escolar. Miguel Velasquez destacou os avanços que podem ser notados na educação gaúcha. “Há bem pouco tempo existia um tabu para que assuntos relativos a sexualidade pudessem ser discutidos”. Para ele, a iniciativa é uma recuperação de um trabalho voltado para a saúde escolar, sucateada até bem pouco tempo. “Nós só poderemos disputar nossas crianças com o tráfico e com a prostituição através da educação, da ética e de valores morais”. O trabalho da SEC foi elogiado pela coragem de, em meio a uma grave crise financeira, apresentar obras e iniciativas voltadas para crianças e adolescentes. “Há solução e a solução está na educação. Porto Alegre recebe hoje o melhor presente que lhe poderia ser dado”, parabenizou. (Jorn. Ricardo Grecellé)