Promotora de Justiça dos Direitos Humanos recebe Prêmio Destaque em Saúde 2017
A promotora de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos Liliane Pastoriz recebeu, na noite desta quinta-feira, 18, o Prêmio Destaque em Saúde 2017, categoria Direito à Saúde. A premiação, que está em sua 8ª edição, é concedida pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre. A solenidade ocorreu no teatro do prédio 2 da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
“Existe uma parceria entre o Ministério Público e o Conselho Municipal de Saúde para a fiscalização e a garantia do controle social, e neste momento em que o SUS está sendo atacado, este prêmio vem reforçar a importância dessa parceria”, disse Liliane Pastoriz em seu pronunciamento. Ela agradeceu à família, que estava presente, lembrando que “a defesa dos direitos humanos vem dos valores que se aprende e desenvolve na família, onde aprendi solidariedade, coletividade, o que é trabalhar para a sociedade com meu pai, um servidor público muito zeloso; esse prêmio é a história deles também”. A promotora de Justiça também agradeceu a procuradora de Justiça Ângela Rotunno e a colega de Promotoria, promotora de Justiça Gisele Monteiro, “pela parceria e inspiração”.
A premiação foi entregue pela coordenadora do CSM, Mirtha da Rosa Zenker, e pelo secretário Municipal de Saúde, Erno Harzheim. Participou da solenidade, também, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFCSPA, Airton Tetelbom Stein, além de outras autoridades.
O Prêmio Destaque em Saúde, criado em 2010, em alusão à comemoração do aniversário do CMS, tem o objetivo de homenagear pessoas, instituições e projetos, no âmbito público ou privado, que tenham se destacado no ano anterior, na afirmação de um SUS humanizado, que garanta o acesso universal da população a serviços que assegurem sua saúde e bem-estar, de forma equitativa e integral. Neste ano, a votação dos premiados foi realizada na plenária do Conselho Municipal de Saúde do dia 4 de maio e contou com o voto de cada um dos 41 conselheiros presentes.
Vencedores por categoria do Prêmio Destaque em Saúde 2017
- Direito à Saúde
Liliane Dreyer da Silva Pastoriz - promotora de Justiça do Ministério Público Estadual
- Educação na Saúde
Projeto Grupo Hiperdia da Unidade de Saúde Santo Alfredo
Instituição: EducaSaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Controle Social
Instituição: Conselho Local de Saúde da Chácara da Fumaça
- Gestão em Saúde
Lívia Maria Fagundes – coordenadora da Unidade de Saúde Vila Vargas
- Inovação em Saúde
Álbum seriado de Crioulo Haitiano e Português – Política de Saúde da População Negra/ Secretaria Municipal de Saúde
- Saúde da Mulher
Loreni Lucas - promotora Legal Popular/Comissão de Saúde da Mulher/Coordenadora do Conselho Distrital de Saúde Humaitá Navegantes Ilhas
- Saúde Mental
Gera Encontro - Geração POA
- Paz e Saúde
Olimpíadas Culturais da Grande Cruzeiro - Conselho Distrital de Saúde Glória Cruzeiro Cristal/Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Gerência Distrital Glória Cruzeiro Cristal
- Legislativo e Saúde
Alimentos orgânicos na merenda escolar - Lei 12.125 (22/09/16) do Vereador Marcelo Sgarbossa
- Comunicação e Saúde
Livro Ação Comunitária pela Saúde em Porto Alegre - Movimento pela Saúde dos Povos (MSP)
- Integralidade em Saúde
Grupo Movimento – Unidade de Saúde Lomba do Pinheiro
- Serviço de Saúde
Unidade de Saúde Vila Vargas
- Trabalhador em Saúde
Joana Olívia Fernandes - Assessora Técnica do Conselho Municipal de Saúde