Membros do Ministério Público elegem composição da lista tríplice neste sábado
Um colégio de 701 membros (120 procuradores e 581 promotores de Justiça) elege neste sábado, 20, a composição da lista tríplice para a escolha do procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul do próximo biênio. A lista, depois de elaborada, será encaminhada ao governador do Estado, que deve definir e nomear o chefe do Ministério Público gaúcho no prazo de 15 dias.
Pela primeira vez na história, a eleição para o cargo máximo do MP gaúcho ocorre eletronicamente. A votação acontece, de forma ininterrupta, desde o dia 11 deste mês e se encerra às 12h de sábado, 20, quando a apuração será feita também de forma eletrônica, na presença da Comissão Eleitoral, que proclamará o resultado.
Três pretendentes concorrem ao posto máximo da Instituição. A nominata dos candidatos está disposta na cédula, em ordem alfabética: I – Fabiano Dallazen; II – Fernando Cesar Sgarbossa; e III – Luiz Henrique Barbosa Lima Faria Corrêa.
A apuração da eleição será realizada no auditório da sede do Ministério Público, na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto 80. A solenidade de posse será no mesmo local, dia 9 de junho, às 17h, perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores.
O futuro procurador-geral de Justiça chefiará o Ministério Público do RS na gestão 2017/2019. A lista tríplice será entregue ao governador do Estado pelo procurador-geral de Justiça Marcelo Dornelles, acompanhado pela Comissão Eleitoral, na terça-feira, 23, pela manhã.