MP acompanha Operação "Machina Nostra" da Polícia Civil
A Promotoria de Justiça Especializada no Combate aos Crimes de Lavagem de Capitais e Organização Criminosa e o Núcleo de Inteligência do Ministério Público (Nimp) acompanharam a Operação “Machina Nostra”, desencadeada na manhã desta sexta-feira, 31, pela Polícia Civil.
São apurados na investigação crimes de organização criminosa destinada ao roubo, receptação qualificada, falsidade documental, clonagem e lavagem de capitais. Foram deferidas pela Justiça 29 mandados de prisões, sendo 23 de prisões preventivas e seis temporárias. Em 23 locais estão sendo cumpridas buscas e apreensões.
Durante as investigações, foi verificado que a organização é responsável por inúmeros roubos de veículos em Porto Alegre e Região Metropolitana. Os suspeitos encomendavam modelos a serem subtraídos e depois onde deveriam ser clonados e oferecidos à venda. Muitas vezes os pagamentos se davam mediante conta de terceiros. Além da atuação em Porto Alegre, foi descoberto que a organização possui ramificações em Bagé, Viamão, Alvorada, Portão, Pinhal, Igrejinha, Santa Maria, Blumenau (SC) e nos estados de Goiás e Paraná.
No ação, foram sequestrados, sob ordem judicial, dois imóveis: um em condomínio de luxo no município de Viamão e outro no Litoral Norte. Oito veículos foram indisponibilizados e mais três carros foram encontrados nesta manhã.