Cerca de cinco toneladas de alimentos inutilizados durante ação da FT Segurança Alimentar em Erechim
A Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar realizou entre a quarta-feira, 29, e a quinta-feira, 30, inspeções em dez estabelecimentos comerciais dos municípios de Erechim e Aratiba. Foram vistoriados: restaurante Chapão Bomdaki, Churrascaria Espeto de Prata, Panificadora e Confeitaria Engel e Mercado e Açougue Progresso (todos interditados), além da Casa do Salame Pavan, Açougue da Luz (com prisão do proprietário, por crime contra as relações de consumo), Mercado Colonial Copall (com a prisão do proprietário, por sobreposição de etiquetas com novas datas de validade) e os Mercados do Gauchinho, Adelene e Valsoler. Ao todo, foram apreendidas cerca de cinco toneladas de alimentos.
Os principais problemas encontrados pelos agentes da FT Segurança Alimentar foram produtos vencidos, alimentos fora da temperatura adequada e sem indicação de procedência, além de ambientes em más condições sanitárias.
Participaram da ação o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - Segurança Alimentar, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho; a promotora de Justiça de Erechim, Karina Albuquerque Denicol; agentes da Vigilância Sanitária Estadual, Vigilância Sanitária Municipais de Erechim e Aratiba, Polícia Civil, Brigada Militar e Secretaria Estadual da Agricultura (Seapi).