Segurança Alimentar: reunião busca alinhar estratégias de fiscalização
Com o objetivo de fazer um balanço das atuações e alinhar novas estratégias de atuação na área da segurança alimentar no Rio Grande do Sul, membros do Ministério Público e representantes de órgãos federais, estaduais e municipais estiveram reunidos nesta terça-feira, 21. O encontro foi presidido pelo procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, que destacou a importância de ser reafirmado o compromisso de parceria entre todos os órgãos e instituições. “Nossa intenção é buscar uma atualização entre todos que realizam as fiscalizações dos alimentos, pois temos o Programa Segurança Alimentar e estamos articulados”, considerou.
Na mesma linha, o superintendente do Ministério da Agricultura no RS, Roberto Schroeder, ressaltou que a fiscalização vem sendo realizada e que o trabalho será intensificado na produção de alimentos de origem animal, em especial na carne bovina. Por sua vez, o secretário de Saúde do RS, João Gabbardo dos Reis, manifestou sobre a importância de mostrar para a população gaúcha que os alimentos comercializados com selo de inspeção possuem qualidade.
Já a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica, Caroline Vaz, relatou que, por meio do Programa Segurança Alimentar, o consumidor gaúcho pode conhecer, através do site do Procon/RS, as empresas condenadas administrativamente pelo fornecimento de alimentos impróprios.
Também participaram da reunião o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fabiano Dallazen; o chefe de inspeção de produtos de origem animal do Ministério da Agricultura, Leonardo Isolan; a chefe da Divisão de Defesa Agropecuária Ana Stepan; o secretário da Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim; entre outros integrantes das Secretarias da Agricultura e Saúde e da Vigilância Sanitária Estadual.