Vigora novo prefixo da SKY que doará 200 equipamentos para escolas
A partir de hoje, dia 9 de junho, o acesso telefônico entre a SKY e seus consumidores, em todo território nacional, passará a ser feito por meio do sistema identificado pelo prefixo 4004, no qual o consumidor pagará o equivalente a ligações locais. Nas localidades onde o atendimento por esse sistema ainda não esteja disponível por parte das companhias telefônicas, o acesso entre a SKY e seus consumidores será gratuito, por meio do sistema identificado pelo prefixo 0800. A TV a Cabo informará os novos números de acesso telefônico por meio de mensagens incluídas nas faturas e telemarketing.
As medidas fazem parte de acordo firmado entre o Ministério Público e a SKY Brasil Serviços Ltda nos autos da ação coletiva de consumo ajuizada na 16ª Vara Cível da Capital, que homologou a transação. Dentre o disposto nas cláusulas do acordo judicial, a empresa se comprometeu, ainda, a doar 200 kits de equipamento SKY para escolas públicas no Estado. A entrega dos equipamentos para TV com assinatura SKY à Secretaria de Educação do Estado, acontece na próxima terça-feira, 14, às 10h30min, no Palácio do Ministério Público. Após receber a relação de escolas a serem beneficiadas, a empresa deverá publicar comunicado em jornal acerca dos termos do acordo.
Os kits serão distribuídos entre escolas municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. O prazo para instalação dos equipamentos e habilitação da programação ocorrerá em seis meses, a partir da notificação pelo Ministério Público das escolas que serão beneficiadas. A programação “Projeto Assistir” também será disponibilizada às escolas por tempo indeterminado.
A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor ingressou na Justiça com a ação coletiva de consumo contra a SKY com o propósito de obrigá-la a estabelecer o serviço de atendimento ao consumidor através do prefixo 0800 ou para que disponibilizasse um meio eficaz à formalização de reclamações, sem ônus para os consumidores, garantindo o pronto atendimento. (Jorn. Marco Aurélio Nunes).