MP lança campanha “#aTorcidaPodeSerMaior” em parceria com a dupla Gre-Nal
Com objetivo de mobilizar o torcedor para um comportamento cidadão, o Ministério Público do Rio Grande do Sul, em parceria com Sport Club Internacional, Grêmio e Arena do Grêmio, lançou na tarde desta sexta-feira, 3, a campanha “#aTorcidaPodeSerMaior”. O evento aconteceu na sede do MP, em Porto Alegre.
Ao abrir o encontro, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, falou da importância do trabalho em parceria que vem sendo desenvolvido pela Promotoria do Torcedor e a dupla Gre-Nal. “Estarmos aqui todos juntos, é um passo significativo para demonstração de união, de integração, de preocupação com o caminho que as coisas estão tomando em outros estados, com a torcida única, por exemplo. Estamos tentando mostrar que pode ser diferente e a torcida mista é um exemplo disso”, afirmou o Chefe do MP.
O promotor de Justiça Márcio Bressani, responsável pela Promotoria do Torcedor, destacou o apoio da direção dos clubes, visando a segurança de todos torcedores nos estádios, sempre dentro do que diz o Estatuto do Torcedor. “O desporto se disputa dentro de campo, o que o torcedor pode fazer é emprestar seu empenho ao seu time e não sua raiva, sua violência, seja aos torcedores rivais ou aos torcedores do próprio time. É importante que as pessoas deixem de lado a irracionalidade”, declarou Bressani.
O presidente do Internacional, Marcelo de Medeiros, apontou que o futebol brasileiro vive um momento delicado, em que a cidadania e civilidade estão sendo derrotados, como no caso do Rio de Janeiro, que terá jogo com torcida única. “Estamos aqui ao lado do MP e da sociedade gaúcha para que a gente possa refletir e ajudar a manter essa tradição de poder ir ao estádio adversário, inclusive ao lado de alguém que torce por uma cor diferente da minha, de poder conviver com a pluralidade e com a diferença”, afirmou o presidente colorado.
Já o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, falou sobre como os atos impensáveis de alguns torcedores podem prejudicar os clubes. Bolzan ainda lembrou que em primeiro lugar deve estar a integridade física das pessoas, pois as pessoas devem ir ao estádio para se divertir, confraternizar e apoiar seu clube. “O direito de se organizar, manifestar e vaiar é inteiramente legítimo, o que não é legítimo é a violência e a baderna”, ressaltou Bolzan.
A ideia da campanha é conscientizar sobre o que um “torcedor de verdade” faz no estádio e também convidar o público a ir aos jogos. A campanha já está sendo veiculada nas redes sociais do MP e dos dois clubes, em versões para Grêmio e Internacional. No Gre-Nal de sábado, dia 4, será veiculado o vídeo na versão do Grêmio, que também estará presente em mais jogos na Arena durante o Campeonato Gaúcho. Nos jogos do Inter, no Beira-Rio, será veiculado o vídeo na versão do time colorado.
Também participaram do encontro o subprocurador-geral para Assuntos Institucionais, Fabiano Dallazen, o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Luciano Vaccaro, além de assessores do Grêmio e do Internacional e equipe do Gabinete de Comunicação do MP.