Chefe do MP se reúne com ministro da Justiça em exercício e participa de lançamento de plano de segurança
O procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, reuniu-se nesta sexta-feira, 10, na sede do MP com o ministro da Justiça em exercício, José Levi Mello do Amaral Júnior, que esteve na Capital gaúcha para o lançamento do Plano Nacional de Segurança Pública, realizado no Palácio Piratini, com o governador José Ivo Sartori.
REUNIÃO COM MINISTRO
No encontro, o ministro da Justiça agradeceu a atuação do procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, que também é presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), na construção do Plano Nacional de Segurança Pública. A iniciativa que terá uma série de ações a partir de Porto Alegre, uma das cidades-piloto no País.
Conforme José Levi Mello do Amaral Júnior, o Plano já foi lançado em Aracaju (SE) e Natal (RN), e o foco das ações integradas está na redução de homicídios dolosos, feminicídio e violência contra a mulher; racionalização e modernização do sistema penitenciário; e combate à criminalidade organizada transnacional.
Além de integrantes do ministério da Justiça, participaram do encontro no gabinete do PGJ o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fabiano Dallazen; o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Luciano Vaccaro; o coordenador do Núcleo de Inteligência do MP (Nimp), Diego Rosito de Vilas; e o promotor-corregedor André Dal Molin.
ASSINATURA NO PIRATINI
Durante lançamento do Plano Nacional, o governador José Ivo Sartori também assinou o Pacto Federativo pela Segurança Pública, documento pelo qual o governo federal e os governos estaduais firmam parceria para o combate à criminalidade e promoção da segurança.
O Plano prevê, por exemplo, ações como o reforço na presença de policiais em áreas de maior incidência criminal, previamente analisadas, integração de dados dos boletins de ocorrência, e reaparelhamento de Guardas Municipais de Tramandaí e Canoas, além do fortalecimento do combate a crimes transnacionais.
Também foi assinado acordo de cooperação entre União, por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Drogas, governo do Estado, Tribunal de Justiça e Ministério Público, para capitalização do Fundo Nacional Antidrogas (Funad).
Ainda estiveram presentes o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, a secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Paulo Roberto Franz, entre outras autoridades.