Adolescente envolvida no homicídio de empresário em supermercado da Capital recebe medida socioeducativa
Ao atender o MP, a 4ª Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre, responsável pela instrução e julgamento dos procedimentos de apuração de ato infracional, julgou procedente a representação contra a adolescente de 16 anos envolvida no homicídio de Marcelo Oliveira Dias, 44 anos. O empresário foi morto por engano na frente da filha, no dia 20 de outubro de 2016, no estacionamento do supermercado Zaffari, na Avenida da Cavalhada, em Porto Alegre. A adolescente recebeu, pela prática de atos inflacionais, aplicação da medida socioeducativa de internação, sem a possibilidade de atividades externas.
A magistrada Cleciana Guarda Lara Pech, que proferiu a sentença, entendeu que “o conjunto probatório autorizou concluir que a adolescente tinha ciência de que a facção criminosa a que pertence havia recebido ordens para matar Dimas - pertencente à facção rival, Anti-Bala na Cara. Ademais, está claro que a representada acompanhou o grupo até o estacionamento do supermercado - local onde haviam combinado de encontrar Dimas -, que foi ela quem abordou a vítima Marcelo e, acreditando ser Dimas, sinalizou aos demais integrantes do grupo, que dispararam contra o ofendido”.
A instrução e o julgamento do procedimento contra a adolescente foi acompanhado pela promotora de Justiça Juliana Bossardi da 12ª Promotoria da Infância e da Juventude (CIACA).