Justiça atende MP e suspende diplomação do prefeito e vice eleitos de Alvorada
Ao atender pedido do Ministério Público Eleitoral, a Justiça da 124ª Zona Eleitoral determinou, liminarmente, a suspensão da diplomação do prefeito eleito de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral, e do vice-prefeito eleito, Valter Luiz Slayfer. A decisão judicial resulta de representação por captação e gastos ilícitos de recursos eleitorais cumulada com ação de investigação judicial eleitoral, ajuizada pela promotora Rochelle Jelinek.
Após investigações da Operação Alderman, desencadeada pela 1ª Promotoria Criminal de Alvorada, foi apurado que o vereador do município Vânio Presa, também representado na ação eleitoral, financiou parte da campanha dos candidatos eleitos à Prefeitura Municipal com recursos ilícitos provenientes de crimes de lavagem de dinheiro, agiotagem, falsidade documental, crimes licitatórios e organização criminosa.
Conforme a promotora eleitoral Rochelle Jelinek, o contexto político revelado nas investigações do Ministério Público “demonstra o abuso do poder econômico e político e tráfico de influência”. Com o pedido de liminar na ação eleitoral, o MP buscou “evitar a assunção ao Poder de quem ascendeu de forma ilegítima e com recursos de origem ilícita que afetaram a normalidade e a legitimidade do pleito”.