MP participa de evento que marcou o Dia de Mobilização Nacional para o combate ao Aedes Aegypti
No Dia de Mobilização Nacional para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria da Saúde realizou, nesta sexta-feira, 2, reunião do Comitê Estadual Intersetorial com a presença do governador José Ivo Sartori e o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. No evento ocorreu uma videoconferência com o presidente Michel Temer e foi divulgada atualização dos números de casos confirmados de dengue, zika e chikungunya no Rio Grande do Sul.
Presente ao encontro, ocorrido na Sala de Ações Estratégicas de Monitoramento, no Centro Administrativo, a promotora de Justiça dos Direitos Humanos da Capital, Gisele Müller Monteiro, solicitou que o relatório atualizado fosse enviado ao MP, já que tramita na Promotoria inquérito civil sobre a questão do combate ao Aedes em Porto Alegre.
CASOS CONFIRMADOS
Até a última semana de novembro, foram confirmados 2.430 casos de dengue, 69 de febre chikungunya e 85 de zika vírus. A microcefalia causada pelo vírus teve apenas dois casos registrados, ambos adquiridos fora do Estado. Outros 172 casos foram notificados, sendo que 39 estão em investigação, 16 foram confirmados com maioria sem ligação com o vírus, e mais 117 descartados.
Devido à chegada do verão, o governador do Estado reforçou a necessidade de integração e participação da comunidade e dos governos Federal, Estadual e Municipal, entidades e iniciativa privada para prevenir a proliferação do mosquito. O secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, alertou também para a importância das prefeituras darem continuação às ações de combate ao mosquito, ainda que na troca da administração após as eleições municipais.
Em todo território nacional, houve diminuição de 5% dos males transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. "Esta é uma busca pela eficiência administrativa e uma luta incessante. A eliminação dos focos e ações serão realizadas todos os dias e preferencialmente às sextas-feiras. Esperamos ainda que alcancemos envolvimento de 100% dos municípios na campanha", ressaltou o presidente Michel Temer.
"Comparando este ano a 2015, foram investidos R$ 590 milhões na campanha de combate ao mosquito e em ações por todo país para aprimorar tecnologias e aumentar a participação da sociedade civil. Ações sanitárias são necessárias para vencer essa guerra", complementou o ministro Ronaldo Nogueira.