Caxias: condenada dupla que trocou tiros com BM após assalto à petshop no Pio X
O Tribunal do Júri de Caxias do Sul condenou, nesta sexta feita, 04, Rodrigo Oliveira Motta e Luiz Alexandre Zakka Carvalho, pelo delito de receptação dolosa, seguido de um assalto duplamente qualificado (emprego de arma de fogo e concurso de agente), duas tentativas de homicídio qualificadas (para assegurar a vantagem e a impunidade do delito de roubo) e uma lesão dolosa grave. A pena de Rodrigo restou em 12 anos e 2 meses de reclusão, a ser cumprida em regime inicial fechado; já Luiz Alexandre, por ser reincidente, foi apenado com 16 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão. A acusação esteve a cargo da Promotora de Justiça Silvia Regina Becker Pinto.
O CRIME
Segundo a denúncia, em 07 de janeiro de 2016, por volta das 17h, os denunciados, em comunhão de vontades e unidade de desígnios com um terceiro indivíduo não identificado, chegaram numa petshop no Bairro Pio X, a bordo de um veículo C3 roubado em Caxias naquela manhã. Dissimulando interesse na aquisição de mercadorias, após se certificarem de que só o dono estava no local, anunciaram o assalto, apontando um revólver para o proprietário, e indagaram onde estavam os valores do caixa.
Na sequência, enquanto Luiz Alexandre aguardava no carro para dar cobertura na fuga; o comparsa não identificado mantinha rendida a vítima e Rodrigo vasculhava o ambiente atrás do dinheiro. Nesse momento, um cliente ingressou na loja e também foi rendido. Questionado, ele afirmou que a carteira estava com a esposa dentro do seu veículo, quando Rodrigo foi ao local e chamou a mulher para dentro da loja. Ao chegar à porta do estabelecimento e vendo o revólver, a mulher saiu correndo e gritando do local, o que afugentou os assaltantes, que fugiram levando apenas algumas moedas, um pouco de dinheiro e um ventilador.
A Brigada Militar foi informada sobre o assalto e se deparou com os ladrões no contrafluxo. Os policiais, em uma motocicleta, identificaram o veículo que havia sido roubado pela manhã e saíram em perseguição. O trio, então, passou a atirar contra os PMs. A perseguição e troca de tiros se deu até a Vila do Cemitério, quando, na Rua Henrique Cia, os assaltantes colheram um berço de bebê vazio e colidiram contra a parede de uma casa. Eles acabaram atropelando uma mulher, que estava grávida de 35 semanas e acabou perdendo o bebê naquela mesma noite, além de ter uma fratura exposta no fêmur. Rodrigo e Luiz Alexandre foram presos em flagrante, mas o terceiro comparsa conseguir fugir à abordagem policial.