Promotora de Viamão participa do ato de entrega da Unidade de Saúde Animal Victoria
A promotora de Justiça Anelise Grehs, de Viamão, participou, nesta quarta-feira, 19, da entrega das obras do primeiro hospital público veterinário do país. Localizada na parada 19 da Lomba do Pinheiro, a obra da Unidade de Saúde Victoria, vinculada à Secretaria Especial dos Direitos Animais - Seda, atenderá animais de rua e de famílias em situação de vulnerabilidade e de baixa renda.
Construído com recursos de doações privadas, a unidade terá blocos cirúrgicos, consultórios, UTI, áreas para quimioterapia, fisioterapia e banco de sangue, além de farmácia, ambulatório, e sala de recuperação para 150 cães e gatos e espaço de triagem para outros 120. Parte dos equipamentos já estão chegando ao local.
A partir de agora terão início as próximas etapas para o início efetivo de atendimento da Unidade, como a licença de instalação (habite-se), que será fornecida pela Prefeitura de Viamão; a aprovação do plano contra incêndios; e a definição do modelo de gestão, ainda em análise pelo Grupo de Trabalho criado pelo prefeito Fortunati.
INQUÉRITO CIVIL
A representante do Ministério Público conta que mesmo sendo uma obra fundamental para a concretização dos direitos dos animais, o projeto de implantação do Hospital Veterinário Victoria foi objeto de inquérito civil em razão de representação, que questionava sua localização e eventuais danos ambientais à unidade de conservação Parque Natural Saint'Hilaire, em Viamão. Porém, após investigação que iniciou na Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre e prosseguiu na Promotoria Especializada de Viamão, o IC foi arquivado por não terem sido comprovados danos ambientais. “Muito antes pelo contrário, já que inclusive o próprio esgoto sanitário lançado indevidamente na unidade de conservação passaria a ser tratado pela ETE do Hospital Veterinário”, explicou a promotora de Justiça. Conforme Anelise, com o arquivamento do expediente pelo Conselho Superior do MP, foi viabilizada a continuidade da obra. “De qualquer forma, continuamos acompanhando a situação da unidade de conservação municipal de Viamão por meio de procedimento de fiscalização permanente na Promotoria Especializada do Município”, esclareceu.
PROJETO
Em seu discurso, o prefeito da Capital José Fortunati lembrou das dificuldades enfrentadas desde o início do projeto e destacou o apoio que recebeu do Ministério Público, por meio da promotora Anelise, e do prefeito de Viamão, Valdir Bonatto. “Esta obra avançou com a força de toda a comunidade, e principalmente pelo gesto de grandeza do nosso doador”, disse, referindo-se a Alexandre Grendene, que esteve representado pela esposa, Nora Teixeira.
A primeira-dama, deputada Regina Becker, idealizadora do projeto, também agradeceu às inúmeras pessoas envolvidas desde o início do processo. “Tivemos parceiros fundamentais, como a promotora Anelise, o prefeito Bonatto, a equipe da Seda, as protetoras e a empresa construtora desta obra, cujo projeto recebeu hoje um grande prêmio”, revelou. O projeto de autoria do arquiteto Rodrigo Souza recebeu nesta manhã, em São Paulo, o destaque de melhor Edifício Público de Saúde, no 13º Prêmio de Arquitetura Coorporativa Brasileira. Regina Becker fez, ainda, um agradecimento especial ao casal Nora e Alexandre Grendene, pela doação dos recursos.