Chefe do MP gaúcho é empossado na presidência do GNCOC
O Procurador-Geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, foi empossado nesta terça-feira, 13, como Presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). O Chefe do MP gaúcho foi escolhido pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), que é formado por membros dos Ministérios Públicos Estaduais e da União.
Durante a posse, o PGJ palestrou sobre o tema “A experiência do MPRS na tutela da segurança alimentar: Enfrentamento a fraudes e adulteração de alimentos”. Conforme Marcelo Lemos Dornelles, o objetivo é nacionalizar a experiência do MP gaúcho nas investigações nesta área, buscando iniciar esse trabalho em outros Estados. O Chefe do MP gaúcho apontou que também será priorizada a busca de solução para a questão dos bloqueadores de sinal no sistema prisional.
O GNCOC tem papel importante no enfrentamento às organizações criminosas e atua em investigações relevantes, como no combate aos crimes tributários, lavagem de dinheiro, tráfico e crimes cibernéticos. O grupo é responsável por articular ações em âmbito nacional ou regional visando uniformizar e fortalecer ações contra o crime organizado.
PRESENÇAS
Participaram da posse do PGJ como Presidente do GNCOC o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fabiano Dallazen; o Coordenador do Núcleo de Inteligência do MP (Nimp), Diego Rosito de Vilas; e os Coordenadores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo Segurança Alimentar, Alcindo Bastos da Silva Filho; Gaeco – Núcleo Região Metropolitana, Serra e Taquari, Reginaldo Freitas da Silva.