FMP é vice-campeã de Competição Interamericana de Direitos Humanos
A equipe de estudantes da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) foi vice-campeã da Competição do Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, que ocorreu de 22 a 27 de maio, em Washington, nos Estados Unidos. Foi a primeira vez que uma faculdade gaúcha chegou à final dessa competição que acontece anualmente. Mais de 100 equipes da América, Europa, Ásia e África participaram do evento.
As acadêmicas Ana Carolina Brittes e Fernanda Madalosso, sob a orientação da técnica Marina Rosa, participaram de cinco rodadas orais, em um caso hipotético sobre violação dos direitos humanos cometidos por indústrias extrativistas, que simulava um julgamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
O time da FMP enfrentou as faculdades de Joinville, Curitiba, Estados Unidos e Colômbia. A rodada final ocorreu no dia 27 de maio, contra a universidade colombiana de Sergio Arboleda, que representava as vítimas no caso. A FMP também foi premiada pelo melhor memorial de Estado em português.
O Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos é formado pela Comissão e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, órgãos da Organização dos Estados Americanos (OEA). O Brasil é um dos signatários da Convenção Americana, que determina as atribuições desses órgãos.
No Rio Grande do Sul, a Associação das Vítimas e Sobreviventes (AVTSM) do incêndio da boate Kiss de Santa Maria irá submeter o caso à apreciação do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos.