Desencadeada a Operação Octanagem para combater venda de combustível clandestino
As Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor e Especializada Criminal de Porto Alegre, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e a 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo deflagraram, nesta terça-feira, 14, a Operação Octanagem. A ação ocorreu nos municípios de Campo Bom e Novo Hamburgo, culminando na prisão em flagrante de Gilmar dos Reis, químico, de 57 anos, sócio-proprietário da empresa Luxcis Química Industrial Ltda., com matriz em Estância Velha e filial em Campo Bom. Ele é acusado de distribuir e revender combustível clandestino, em desacordo com as normas estabelecidas em lei, infringindo o artigo 1.º, I, da Lei n.º 8.176/1991.
Na ocasião, foi encontrada a quantidade aproximada de 600 litros, em tonéis e bombonas, de um produto com as características de combustíveis automotivos, bem como anotações contendo fórmulas do produto.
Participaram da operação os Promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, Mauro Lúcio da Cunha Rockenbach, da Promotoria de Justiça Especializada Criminal, Tarcísio Kaltbach, Delegado de Polícia da 1.ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo e Renato João Zuchetti, Chefe da Divisão de Fiscalização da Fepam, além de policiais adidos e servidores do Ministério Público, da Polícia Civil e da Fepam.