Evento irá lembrar Revolução Farroupilha e imigração italiana
O Coordenador do Memorial, Procurador de Justiça, Ricardo Vaz Seelig e o Subprocurador-Geral para Assuntos Jurídicos, Antonio Carlos de Avelar Bastos, estiveram, nesta quinta-feira, no gabinete do Senador Sérgio Zambiasi, onde, juntos, apresentaram o projeto do Seminário Internacional 170 Anos da Revolução Farroupilha ao embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise. A Embaixada da Itália irá apoiar o Seminário, que será realizado em setembro deste ano.
O evento, promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, também irá lembrar os 130 anos da imigração italiana no Estado, destacando o legado de Bento Gonçalves, Giuseppe e Anita Garibaldi.
Seelig disse ao embaixador que o Seminário deverá reunir historiadores do Brasil, Itália e Uruguai, para refletir sobre a influência dos fatos ocorridos à época sobre o processo histórico, social e cultural gaúcho e catarinense e seus reflexos no País e no exterior. A intenção dos organizadores é trazer para o Brasil descendentes de Giuseppe e Anita Garibaldi, com o apoio da Embaixada da Itália.
O senador Zambiasi destacou os fortes laços que unem as comunidades italiana e gaúcha e falou ao embaixador sobre a importância que o dia 20 de setembro tem para os gaúchos.
Valensise lembrou que, na mesma data, 30 anos depois, Garibaldi entrou em Roma, deflagrando também um importante acontecimento para todo o povo italiano.