Curso debate prevenção e enfrentamento da violência contra idosos
Teve início na manhã desta quinta-feira (07/04), no Auditório do Palácio do Ministério Público, o Curso de Capacitação “Formação de Recursos Humanos para atuar na Prevenção e Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa”. O evento é organizado pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (AMPID) e pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH). O objetivo do encontro é fortalecer as instituições que atuam na política do idoso.
Na abertura do evento, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do RS, Mauro Henrique Renner, disse que “é com grande satisfação que o Ministério Público se coloca como indutor de políticas públicas”. Segundo ele, a Instituição é um dos caminhos para que aqueles que necessitam de auxílio, façam valer os seus direitos. Renner ressaltou que a iniciativa ganha importância na medida em que vêm crescendo os registros de violência contra a pessoa idosa. “Se faz necessário que sejam identificados e punidos os autores de tais crimes”, enfatizou.
Nesta quinta-feira os palestrantes são o Presidente da AMPID, Promotor de Justiça do Maranhão Paulo Roberto Barbosa Ramos, as Promotoras de Justiça da Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos de Porto Alegre, Míriam Balestro, Angela Rotunno, Christianne Caminha e Ana Rita Schinestsck e a Mestre em Gerontologia, Marília Anselmo Viana da Silva Berzins. Na sexta-feira (08/04), o evento tem prosseguimento com a palestra do Mestre em Gerontologia e Psicólogo Carlos Lima Rodrigues. (Jorn. Ricardo Grecellé)