Movimento pela Paz Sepé Tiaraju divulga relatório de ações e comemora resultados
O Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, recebeu nesta quarta-feira, 11, relatório das atividades realizadas pelo Movimento pela Paz Sepé Tiaraju nos últimos três anos (2012-2014). De acordo com o ex-Procurador-Geral de Justiça, Roberto Bandeira Pereira, que coordena o projeto desde sua concepção, através do Sepé Tiaraju, o Ministério Público do Rio Grande do Sul deu apoio significativo ao “Movimento Educação para a Paz”, que envolve diversas instituições públicas e privadas, além de pessoas físicas, ONGs e entidades religiosas. “Acredito que se trata de um dos maiores investimentos da Instituição”, disse Bandeira Pereira ao agradecer o apoio e a estrutura dispensada pela Administração Superior e ressaltar o empenho e disponibilidade dos servidores e membros do MP que abraçaram a causa. O relatório também será disponibilizado aos demais parceiros do movimento.
RESULTADOS
Ao receber o documento, o Chefe do MP revelou que, apesar das muitas exigências do cargo, pôde acompanhar ao longo deste período alguns dos resultados deste grande movimento pela paz. “Sou testemunha de que todos aqueles que entraram em contato de alguma forma com este movimento acabaram contagiados”, revelou Veiga.
O relatório entregue ao PGJ reúne informações das atividades realizadas em Santo Ângelo, Santa Maria, Palmeira das Missões e Passo Fundo, que envolveram cerca de oito mil pessoas em 130 oficinas, além de workshops, painéis e palestras. “Elaborados pelas respectivas Promotorias de Justiças, os documentos detalham dias de intensa doação e trabalho voluntário no Movimento pela Paz Sepé Tiaraju, demonstrando a efetiva colaboração na construção de uma cultura de paz”, destaca Bandeira Pereira.
Presente no momento da entrega do relatório das atividades, o Procurador de Fundações, Antônio Carlos de Avelar Bastos, confirmou o êxito do projeto e o acerto da Instituição em apoiá-lo. “Trata-se de uma ação afirmativa do MP que deveria atingir todas as regiões deste Estado”. O servidor do Ministério Público Luciano Menna Barreto, secretário do movimento e representante dos educadores do Seicho-No-Ie do Brasil, reforçou a importância da união de diferentes parceiros em função de objetivos comuns. Também servidora do MP e voluntária do movimento, Cristiane Conceição relatou como este trabalho marcou sua vida pessoal e profissional.
EXPERIÊNCIAS
Representantes de instituições públicas e privadas parceiras do Movimento pela Paz Sepé Tiaraju, que participaram do momento da entrega do relatório, também falaram brevemente sobre suas experiências e percepções. O Diretor da Fundação Liberato, Leo Weber, destacou os bons resultados das ações nestes últimos anos que, de acordo com ele, estão alinhadas com os princípios da Fundação: contribuir para a formação de jovens cidadãos na sua integralidade. Já Lea Bos Duarte, da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, ressaltou que a parceria com o Movimento Sepé Tiaraju contribuiu para dar visibilidade e ampliar o alcance do projeto “Conte mais”, uma proposta didática de educação da inteligência emocional e da construção da identidade moral positiva da criança e do jovem, através da linguagem simbólica. Da mesma forma, a representante do Instituto Autismo e Vida, Marlene Symanski, destacou a oportunidade de divulgação e ampliação do trabalho desenvolvido pela ONG, cujo um dos objetivos é disseminar o conhecimento sobre este tema e mostrar que o respeito às diferenças faz parte da luta pela paz.
Anamaria Colla, do Grupo de Estudos da Paz (PUCRS), falou da convergência de objetivos do Gepaz e do Movimento Educação para a Paz Sepé Tiaraju. “Assim como existe uma ciência da guerra ou da violência, precisamos de uma ciência para paz”, disse. Marta Neves, do Grupo Estratégico de Gestão Socioambiental do Banrisul, falou sobre o trabalho de incentivo ao empreendedorismo e com o microcrédito e Kemi Oshiro, da OVNI Acessibilidade Universal, finalizou parabenizando o MP pelo apoio dado ao movimento que uni diferentes instituições e pessoas que buscam uma sociedade mais justa. A Ovni produz audiodescrição, legendas de som e libras para produtos, eventos e serviços, além de prestar consultoria a projetos de acessibilidade.
PARCEIROS
Veja, a seguir, os parceiros das atividades realizadas pelo Movimento Educação para a Paz Sepé Tiaraju nestes três anos:
Associação Médico Espírita do RS – Amergs, Associação Psicanalítica de Porto Alegre – IAPPOA; Federação Espírita do RS – Fergs; Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha/NH; Gestão Sócioambiental do Banrisul; Gepaz/PUC-RS; Instituto Professor Francisco Valdomiro Lorenz; Instituto Junguiano do RS – IJRS; Instituto Autismo e Vida; Instituto de Psicologia da UFRGS; Instituto de Educação e Direitos Humanos - IEDH; ONG Brahma Kumaris; Seicho-No-Ie do Brasil; SEEC Lar de Joaquina; Universidade Federal de Santa Maria; Secretaria Municipal de Educação e Bem-Estar de Palmeira das Missões; Lions Clube de Palmeira das Missões, Brigada Militar; Grupo Escoteiro Cacique Sepé Tiaraju; Cededica de Passo Fundo e Palmeira das Missões; Sociedade Espírita Luz e Caridade; Sociedade Espírita Bezerra de Menezes; NEEJA de Palmeira das Missões; Curso de Ciências Biológicas da UFSM/CESNORS; 7ª e 20º Coordenadoria Regional de Educação; Capítulo Luz da Palmeira da Ordem Demolay; Clube de Desbravadores Rocha dos Séculos de Palmeira das Missões; 7ª Região Tradicionalista; Alcoólicos Anônimos de Passo Fundo; Centro Espírita de Caridade Dias da Cruz; Clínica Recupperar de Passo Fundo; Conselho Tutelar da Microrregião II de Passo Fundo; Coordenadoria Municipal da Juventude de Passo Fundo; Escola Polivalente de Palmeira das Missões; Faculdade Anhanguera de Passo Fundo; Faculdade IDEAU de Passo Fundo; Faculdade Meridional – IMED; Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; Leo Clube de Passo Fundo e Santo Ângelo; Loja Rosacruz Passo Fundo; ONG Amor Exigente – Nova Vida; Sami/Cepia; Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Passo Fundo; Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo; Sistema Educacional Ironi Andrade; Universidade de Passo Fundo - UPF; Sincomércio de Passo Fundo; Coleurb de Passo Fundo; Grupo Grazziotin; Manno Escobar Cabelereiros de Passo Fundo.
Veja aqui a íntegra do relatório.