Rio Grande: sistema de monitoramento da qualidade do ar já está em funcionamento
Já está em pleno funcionamento há cerca de um mês o sistema de monitoramento da qualidade do ar no Pólo de Fertilizantes de Rio Grande. A instalação do equipamento é fruto de Termo de Ajustamento de Conduta firmado em janeiro deste ano entre Ministério Público, Fundação Estadual de Proteção Ambiental – Fepam, e as empresas Timac Agro Indústria e Comércio de Fertilizantes Ltda. e Yara Brasil Fertilizantes S.A.
O sistema monitora, em tempo real, a amônia e os compostos fluoretados (HF e SiF4) que podem ou não ser gerados pelas unidades industriais das empresas firmatárias e também por terceiros ou novos empreendimentos que venham a ser instalados em Rio Grande.
“Por enquanto apenas o MP e a Fepam têm acesso às informações, mas pretendemos abrir para o público em geral”, conta o Promotor de Justiça de Rio Grande José Alexandre Zachia Alan, que assinou o TAC em nome da Instituição. Conforme o Promotor, o Pólo de Fertilizantes de Rio Grande é o primeiro na América Latina a adotar tal tecnologia, com leitura automática dos dados.
O TAC firmado em janeiro é resultado de um inquérito civil instaurado pelo MP de Rio Grande com o intuito de apurar eventual dano ambiental causado pelo funcionamento sinérgico das empresas investigadas no contexto do Distrito Industrial que pudesse, eventualmente, gerar atividade degradatória da qualidade do ar.