Argentina e Nigéria: MP se mobiliza em mais uma partida da Copa em Porto Alegre
Apesar da quantidade de torcedores argentinos que lotaram as ruas da Capital nesta quarta-feira, 25, durante o jogo da Copa do Mundo entre Argentina e Nigéria, ocorrido no Estádio Beira-Rio, foi tranquila e sem grandes incidentes a movimentação no Caminho do Gol, trajeto que levou torcedores até o local da partida. O Ônibus do MP esteve novamente no Parque Marinha do Brasil, em frente ao Shopping Praia de Belas, para divulgar a Instituição e atender a população. Atuaram no plantão do Ônibus os Promotores de Justiça Alexandre Saltz, Amílcar Macedo, Carla Frós e Mauro Souza.
PROMOTORIA DO TORCEDOR
Chegaram à Promotoria de Justiça do Torcedor, localizada dentro do Estádio Beira-Rio, duas ocorrências. Na primeira delas, um argentino, flagrado com ingresso falso, chegou a pular a catraca, mas foi retirado das arquibancadas pela segurança da Fifa e apresentado ao Juizado Especial Criminal. O Promotor de Justiça José Seabra ofereceu como transação penal o pagamento de multa de R$ 200, valor que o argentino, que é fiscal de trânsito, portava. A segunda ocorrência, arquivada ao final, dizia respeito a dois torcedores nigerianos portando grande quantidade de produtos oficiais da Seleção da Nigéria, que poderia configurar venda dos produtos.
INFÂNCIA E JUVENTUDE
A Promotora de Justiça da Infância e Juventude Denise Villela, designada para atuar durante os eventos da Copa do Mundo no Estádio Beira-Rio, considerou tranquilo o trabalho nesta quarta-feira. Novamente foram realizadas fiscalizações na documentação dos gandulas e crianças que entram com as bandeiras dos times ou com os jogadores e para observação do cumprimento da Recomendação expedida pelo MP acerca do fornecimento e venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes nos bares e quiosques do estádio durante o evento, não tendo sido encontradas irregularidades.
PLANTÃO
A Polícia Civil e Brigada Militar registraram diversas ocorrências envolvendo torcedores, a maioria furtos, roubos e venda de ingressos falsos, que deverão chegar ao MP no momento oportuno, conforme o trâmite dos procedimentos. O Promotor de Justiça Luciano Pretto, que atuou no Plantão Especial da Copa na Academia Integrada de Segurança Pública nesta quarta-feira, atendeu apenas um flagrante. Conforme ele, um peruano e um casal de argentinos furtaram diversos objetos de pessoas que tomavam café em um hotel da cidade. O Promotor pediu para que fosse mantida a preventiva do trio.
CENTRO INTEGRADO DE COMANDO E CONTROLE
O Promotor-Assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luciano Vaccaro, acompanhou mais uma vez o trabalho no Centro Integrado. Como instituição convidada, o MP participa do CICC-RS, junto a outras 32 entidades da área da segurança, mobilidade urbana e serviços.
O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve presente ao local para conhecer a estrutura do CICC. Também visitaram o Centro Integrado o Governador do Estado e o Diretor-Geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra.
A sala operacional, que tem telões para 2,1 mil câmeras de monitoramento vigiando 400 pontos diferentes da cidade, concentra as decisões estratégicas a partir do monitoramento por câmeras de vigilância.