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MP comemora média de representações por mês atendidas pela Internet

MP comemora média de representações por mês atendidas pela Internet

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Entre 15 de maio de 2012 e esta segunda-feira, 25 de março, o Serviço de Informação e Atendimento ao Cidadão (Siac) do Ministério Público teve 896 representações registradas, pela Internet ou de forma presencial. Foram, em média, 90 registros realizados, a maioria on line, relativos a problemas das áreas da infância e juventude, direito de família, criminal, ambiental e urbanística. “Depois da tragédia de Santa Maria, recebemos muitas informações sobre falta de segurança em locais de aglomeração de pessoas, o que nos ajudou a atuar”, informou a Coordenadora do Serviço, Promotora de Justiça Karin Sohne Genz.

Segundo a Promotora de Justiça, o Siac é um importante canal de aproximação entre a Instituição e a população. “O acesso é universal, ágil e contemporâneo; a distribuição para a Promotoria de Justiça responsável pela apuração do fato informado pelo cidadão é feita diariamente”. Somente neste ano – incluindo-se o período de férias – foram 207 representações.

Para denunciar uma irregularidade ao MP, o cidadão pode acessar o site e clicar no banner do Siac. Lá, o usuário pode requerer dados referentes à Lei de Acesso à Informação, solicitar providências ao MP, acessar o site Transparência MP ou tirar dúvidas. Ainda, é possível manifestar-se quanto à atuação profissional de membros ou servidores, através da Ouvidoria.

No site, também há o serviço de consulta processual. Qualquer solicitação feita pelo site ou presencialmente gera um número, que é disponibilizado ao cidadão para acompanhamento. “O atendimento pela Internet possibilita que a pessoa não precise se deslocar até a Promotoria ou até a sede do MP para fazer sua representação, além de ser uma ferramenta ágil e segura”, informa Karin Sohne Genz. Além disso, no formulário, o internauta pode solicitar o sigilo de sua identidade, caso seja necessário.



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