Promotora participa de audiência crioula em Taquaruçu do Sul
Uma audiência crioula fez parte do Acampamento Farrapo de Taquaruçu do Sul, município que integra a Comarca de Frederico Westphalen. A audiência ocorreu na noite de sexta-feira, 14. Cerca de mil pessoas acompanharam a abertura oficial da Semana Farroupilha daquele Município. Com rimas e versos, a Justiça se vestiu com o traje de gala do gaúcho para dar sentença a um processo em praça pública.
Antes, uma comitiva com cerca de 25 cavalarianos saiu da Linha Sete de Setembro, distante cinco quilômetros do centro de Taquaruçu do Sul, conduzindo a chama crioula. Na comitiva estavam a Promotora de Justiça Andrea Almeida Barros, levando a bandeira do Estado. Ela foi a única mulher a participar do trajeto a cavalo. Já o Juiz da 2ª Vara Judicial de Frederico Westphalen, José Luiz Leal Vieira, conduziu a bandeira do Brasil, enquanto que o Prefeito do Município, Mauro Olinto Sponchiado, carregou a bandeira de Taquaruçu.
Com manifestação do Advogado, parecer do Ministério Público e até oitiva de uma testemunha, o Juiz completou os versos para dar ganho de causa ao agricultor Luiz Carlos de Oliveira, que nasceu em 1952, mas que só foi registrado um ano depois. Ele pedia a retificação do registro de nascimento, o que foi deferido.
O Magistrado explicou que o ato faz parte de um projeto de aproximação do Judiciário e do Ministério Público com a comunidade. A ideia consiste em levar para a população a realização de um ato processual, mostrando o funcionamento do Judiciário, do Ministério Público e da Advocacia aos cidadãos.
Para a Promotora de Justiça, foi uma honra participar da audiência crioula pela segunda vez. Neste ano, além de escrever os próprios versos, foi a incentivadora da participação do Ministério Público e do Judiciário na Cavalgada da Demarcação, que se encerra exatamente com a abertura da Semana Farroupilha.