Ministério Público estará presente na 35ª Expointer
O Ministério Público estará presente na 35ª edição da Expointer, tradicional Feira de Agronegócios que acontece entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A Casa do MP, localizada no Pavilhão Internacional, será aberta oficialmente na próxima segunda-feira, 27, durante coquetel com autoridades do Estado, às 17h.
Diariamente, o estande do Ministério Público ficará aberto para visitação do público entre 9h e 19h. Uma equipe de servidores estará no local para prestar orientações sobre as atribuições do MP e divulgar material institucional. Ao longo da feira, o Procurador-Geral de Justiça e outros integrantes da Administração Superior cumprirão agenda no Parque Assis Brasil. Eduardo de Lima Veiga realizará visitas a grupos de comunicação, órgãos de Estado e outras entidades que também estarão presentes na Expointer.
Confira abaixo algumas das principais atividades já confirmadas para o estande do MP.
MP E MTG
Na terça-feira, 28, às 14h30min, com a participação do PGJ, acontece a assinatura de um convênio entre Ministério Público e Movimento Tradicionalista Gaúcho, que objetiva a qualificação da fiscalização das condições de segurança dos participantes e sanidade animal nos eventos identificados como rodeios crioulos. Na quarta-feira, 28, ocorre, às 14h, um bate-papo do Promotor de Justiça César Faccioli com crianças do MTG sobre corrupção, dentro da proposta de estimular as novas gerações, através da construção de um Brasil mais justo e sério, destacando-se o papel fundamental de nossas próprias condutas diárias.
PROJETO ALQUIMIA
Na quinta-feira, serão realizadas as assinaturas de termos de cooperação entre o Ministério Público com o Instituto de Saúde e Educação Vida, de Esteio, às 14h30min, e com a Assembleia Legislativa, às 16h, para intensificar as atividades do Projeto Alquimia. A iniciativa, desenvolvida pela Instituição desde 2008, busca dar uma destinação ambiental adequada às máquinas caça-níqueis apreendidas em operações contra a criminalidade e viabilizar a inclusão social.
MEIO AMBIENTE
Outros temas importantes também serão divulgados na Casa do MP durante a realização da Expointer. Um deles é o projeto de combate à brucelose e tuberculose bovinas, zoonoses que podem ser transmitidas, inclusive entre humanos. A iniciativa é da Promotoria de Justiça de Arroio do Meio e vem sendo desenvolvida desde 2008.
Também na área ambiental, receberá especial atenção o Projeto Integrado de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico (RESsanear), que objetiva apresentar propostas para a execução de ações efetivas visando à implementação da Lei nº 11.445/2007, que define as diretrizes nacionais para o saneamento básico. Material de apoio referente aos dois trabalhos estará à disposição dos interessados no estande do MP.
ELEIÇÕES
Em ano eleitoral, o Ministério Público também distribuirá uma cartilha alertando para a importância de a população fazer uma boa escolha dos candidatos nos quais pretende votar. Algumas questões de múltipla escolha são apresentadas para que o eleitor possa avaliar se está fazendo uma boa opção, levando em consideração aspectos como mau uso da função pública, respeito pelo processo democrático e compromisso com a cidadania.
DIVULGAÇÃO INSTITUCIONAL
Também estarão à disposição dos interessados no estande do Ministério Público as cartilhas “Adamastor, o Promotor & Carneiro, o Porteiro. Promotor de Justiça? Que Bicho é Esse?”, trabalho do cartunista Neltair Rebés Abreu, o Santiago; e “Conhecendo o Ministério Público do Rio Grande do Sul”, que explicam o que é o MP, quais as suas áreas de atuação e o que fazem o Promotor e Procurador de Justiça”.