Comenda Dirceu Pinto encerra atividades do XI Congresso Estadual do MP/RS
Membros do Ministério Público e autoridades que se destacaram em suas áreas de atuação foram agraciados pela AMP/RS, nesta sexta-feira, 4, com a Comenda Dirceu Pinto, durante as atividades do XI Congresso Estadual do MP. A solenidade de entrega encerrou a programação do evento que reuniu Promotores e Procuradores de Justiça de vários estados na semana que passou, em Canela, na Serra gaúcha. Foram agraciados com a comenda a senadora Ana Amélia Lemos, o ex-presidente da AMP/RS, Miguel Bandeira Pereira, o ex-procurador-geral de Justiça, Mauro Renner, e o vice-presidente de Relações Institucionais das Organizações Globo, Paulo Ricardo Tonet Camargo.
O presidente da AMP/RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, que conduziu a entrega das comendas, ressaltou que o momento era de celebração e agradecimento, pois ali estavam personalidades que muito contribuíram para o desenvolvimento da sociedade.
Falando em nome dos agraciados, a senadora Ana Amélia dedicou, bastante emocionada, a homenagem a seu marido, o ex-senador Octávio Cardoso. “Faço a ele essa homenagem póstuma. Oriundo do Ministério Público e político sério, nunca deixou de estudar e buscar o aprimoramento. Era um visionário”, sublinhou. A Senadora também destacou a semelhança do MP com a Imprensa e a importância de ambas para a democracia. “Quanto mais jornalistas e membros do Ministério Público exercerem sua função, mais cresce o cerco sobre essas instituições, por isso precisamos continuar vigilantes”, disse, acrescentando que “jamais permitirá com seu voto o cerceamento da ação de Promotores e Procuradores de Justiça”.