Capital terá centro de recebimento e reciclagem de resíduos da construção civil
Aconteceu nesta terça-feira, 3, a assinatura do acordo judicial entre Ministério Público e a empresa Pedraccon Mineração, na Prefeitura de Porto Alegre, para a recuperação de uma área degradada na Lomba do Pinheiro. O local era uma antiga pedreira comprada pela empresa, que assumiu o passivo ambiental e irá implantar um Centro de Recebimento e Reciclagem de Resíduos da Construção Civil.
Conforme o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Alexandre Saltz, que assinou o acordo judicial, o município de Porto Alegre será beneficiado de duas formas, uma vez que uma área degradada será recuperada e irá abrigar um centro para o recebimento e também para a reciclagem dos resíduos da construção civil.
Na sua manifestação durante o ato que marcou a assinatura do acordo, Saltz destacou o esforço conjunto entre MP, Prefeitura e a empresa Pedraccon. “Temos sempre que tirar oportunidades das adversidades e precisamos ser mais agressivos nestas políticas públicas”, apontou.
De acordo com dados da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), estima-se que 2 milhões de toneladas de resíduos da construção civil serão produzidas até 2014 com as obras para a Copa do Mundo de 2014.