Mais de 500 pessoas já procuraram o atendimento presencial na sede do MP
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), localizado no hall da sede administrativa do Ministério Público, já auxiliou mais de 540 pessoas, desde sua instalação no dia 2 de abril. O canal presencial registra uma média de dez atendimentos por dia e integra o novo Serviço de Informações e Atendimento ao Cidadão (SIAC) do MP, coordenado pela promotora de Justiça Karin Sohne Genz.
No local, três secretários de diligências são responsáveis pelo atendimento por turno. Os servidores receberam orientações do Projeto de Padronização e Organização Administrativa (Propad), coordenado pela promotora de Justiça Ana Petrucci.
O SAC realiza a triagem, encaminha as demandas dos cidadãos e presta informações sobre processos e procedimentos que tramitam no MP. Conforme a coordenadora da Unidade Central de Distribuição e Diligências, Carmem Celia Santos, os principais encaminhamentos envolvem Infância e Juventude, Família e Ordem Urbanística. Na área da Infância, os casos envolvendo abuso e abandono de menores e denúncias sobre bullying em escolas são alguns dos mais recorrentes.
PROMOTORIA DE PLANTÃO
Os promotores de plantão da Capital - Gérson Luís Teixeira, Thales Volcato Pereira, Andréa Cecim Fortes, Mauro Fonseca Andrade, Sônia Eleni Corrêa Mensch e Sônia Eliana Radin - que além de atuarem no Fórum Central, também foram designados para atender no SAC. A diretora da Promotoria de Plantão de Porto Alegre, Andréa Fortes, destaca que a avaliação do Serviço de Atendimento ao Cidadão tem sido muito positiva. “O trabalho tem se mostrado bastante efetivo”, afirmou.
O atendimento presencial ao cidadão em Porto Alegre também é realizado na unidade do Ministério Público localizada na rua Santana, onde funcionam as Promotorias Especializadas e nas Regionais da Capital. No Interior ele ocorre nas sedes das Promotorias de Justiça.
ATENDIMENTO VIRTUAL
Além do atendimento presencial, o Ministério Público também disponibiliza em seu site o Serviço de Informações e Atendimento ao Cidadão. Trata-se de um portal, onde qualquer cidadão poderá consultar os procedimentos e processos que tramitam no MP. De acordo com a Coordenadora do SIAC, todas estas iniciativas buscam atender às exigências da Lei de Acesso à Informação. “Estamos nos dispondo pelo meio eletrônico e presencial, com uma equipe bem afinada. Todas estas atividades foram desenvolvidas de acordo com o Mapa Estratégico do Ministério Público”, apontou Karin Genz.