Audiência pública discute resíduos da construção civil
Aconteceu nesta quarta-feira, 20, uma audiência pública na sede do MP sobre a destinação dos resíduos da construção civil em Porto Alegre. O encontro, realizado no auditório Marcelo Küfner, foi mediado pelo promotor de Justiça do Meio Ambiente da Capital Alexandre Saltz e reuniu diversos representantes de entidades e órgãos.
Conforme Saltz, a Promotoria do Meio Ambiente instaurou em maio de 2011 um inquérito civil, com o objetivo de apurar a falta de reciclagem e o destino final dos resíduos de construções em Porto Alegre.
O Promotor aponta que existe uma lei municipal que cria políticas públicas sobre o tema, mas o texto ainda precisa ser regulamentado. O inquérito também visa que esta legislação seja cumprida pelo Município. “Este problema dos resíduos da construção é antigo e se potencializa com o aumento de investimentos imobiliários”, avaliou.
Na oportunidade, participaram a vereadora Sofia Cavedon e representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu), da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), da Associação de Transportadores de Contêineres, da Associação de Transportadores de Caçambas Estacionárias, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul, (Sinduscon-RS), entre outras entidades.