Prefeito e vice de Coronel Bicaco são denunciados por fraude em concurso
A Procuradoria de Prefeitos encaminhou, nesta terça-feira, 19, denúncia contra o prefeito de Coronel Bicaco, Roberto Zanela, o vice, Luiz Francisco Gobbi, e os três empresários ligados à PL Participações, Clóvis Pauletti, Marcos Antônio Perin e Daniel Breda. Eles foram denunciados por fraudarem o caráter competitivo da licitação para a empresa responsável pelo concurso público ocorrido em 2011 para os cargos de Agente de Controle Interno, Enfermeiro, Agente Visitador do Primeira Infância Melhor e Nutricionista. Caso a 4ª Câmara do Tribunal de Justiça do Estado aceite a denúncia, responderão pelos crimes de corrupção passiva e falsidade ideológica. A inicial é assinada pela procuradora de Justiça Eva Margarida Brinques de Carvalho e pela promotora de Justiça Josiene Menezes Paim.
Conforme as apurações, a licitação teria sido direcionada para que a empresa PL Participações fosse a vencedora. Além disso, antes da prova ser aplicada, candidatos teriam comprado os gabaritos por R$ 4 mil, o que lhes garantiu a aprovação no concurso.
Na esfera civil, tramita na Justiça de Coronel Bicaco uma ação civil pública para a anulação do concurso. Ele está suspenso por medida liminar. O promotor Eduardo Bodanezi Lorenzi investiga, também, a possibilidade dos envolvidos terem incorrido em improbidade administrativa.