Projeto RESsanear é apresentado no Tribunal de Contas
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e presidente da Comissão Institucional de Gestão Ambiental, procuradora de Justiça Marta Leiria Leal Pacheco, palestrou nesta quarta-feira, 13, no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A exposição foi direcionada para auditores, engenheiros e arquitetos do TCE. Na oportunidade, Marta Pacheco abordou sobre o projeto RESsanear do MP, que tem o objetivo de orientar os prefeitos gaúchos para que eles cumpram os prazos de elaboração dos planos para a gestão de resíduos, previsto para agosto de 2012. A Procuradora destacou a importância deste tipo de investimento por parte das administrações municipais: “De acordo com dados do SUS, para cada um real investido em saneamento no Brasil se economiza R$ 4 na medicina curativa”.
Marta Pacheco enumerou as atividades promovidas pelo Caoma nos últimos meses, relacionadas com as políticas de resíduos e saneamento. “Queremos sensibilizar os outros órgãos e não só ficar discutindo internamente no MP”, sustentou. Ela também reforçou que os planos para a gestão de resíduos e saneamento devem ser elaborados de forma consistente para que “todas as questões exigíveis estejam presentes”.
Após a palestra, a Procuradora entregou para o presidente do TCE, conselheiro Cezar Miola, um convite para próxima oficina do RESsanear, que acontecerá no dia 2 de julho na sede do MP em Porto Alegre.