Liminar afasta tesoureiro e secretário de finanças de Barra Funda
Atendendo pedido liminar feito pelo Ministério Público em ação civil pública, a Justiça da Comarca de Sarandi determinou o imediato afastamento do ex-prefeito de Barra Funda, Roberto Carlos Barbian, do cargo de tesoureiro que ocupa atualmente na Prefeitura.
Da mesma forma, decretou também o afastamento de Luiz Irineu Girotto do cargo de Secretário de Finanças daquela Prefeitura. A Justiça quebrou, ainda, o sigilo fiscal nos anos de 2005 a 2011 e a quebra do sigilo bancário, contendo as movimentações feitas de 2005 até o presente, de Luiz Irineu Girotto.
Conforme o Ministério Público, os dois teriam participado de irregularidades em pagamentos efetuados pelo município de Barra Funda a partir de 2006, a título de supostas prestações de serviços que não teriam ocorrido. Na ação civil pública ajuizada, o promotor Juliano Griza relata que os “agentes públicos simularam supostas prestações de serviços para darem guarida a pagamentos, cujos valores nunca foram pagos às pessoas que, apenas no papel, teriam prestado serviços ao Município”.