Ministério Público participa de vistoria do CNMP no Central
Na manhã desta sexta-feira, 4, o promotor de Justiça de Controle e Execução Criminal Gilmar Bortolotto acompanhou a vistoria no Presídio Central realizada pela representante do Conselho Nacional do Ministério Público, a juíza federal Taís Ferraz. Também esteve presente no estabelecimento penal a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.
Eles fizeram parte de uma comitiva integrada pelo titular da Vara de Execuções Criminais da Região Metropolitana, juiz Sidinei Brzuska; pelo presidente do Conselho de Direitos Humanos da Procuradoria-Geral do Estado, Carlos D’Elia; pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, e pelo adjunto da pasta, Miguel Velasquez; pelo secretário de Segurança Pública, Airton Michels; e pelo deputado estadual Aldacir Oliboni.
A comitiva visitou a cozinha dos detentos, onde são preparados os alimentos, e a câmara fria. Nesses locais, há problemas de escoamento do esgoto, infiltrações, higiene e infraestrutura. Além disso, foram visitadas as celas das galerias A, B e C, além do pátio da galeria C, onde há mais problemas de esgoto a céu aberto e goteiras. A comitiva esteve, também, na nova cozinha, que ainda está em obras.
Por volta das 16h, a comitiva se encontrará novamente no gabinete da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde a ministra Maria do Rosário irá coordenar uma reunião sobre a situação do Presídio Central. O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles, participará da reunião.
Ainda participaram da vistoria no Central o diretor da casa carcerária, Leandro Santiago; o titular da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Gelson Treiesleben; o secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato; além de integrantes dos Ministérios da Justiça e da Saúde.