Preso outro integrante da quadrilha responsável pela sonegação fiscal de 16 milhões de reais em ICMS
Foi preso nesta sexta-feira (18/07) Cezar Mendes Soares, responsável pela sonegação fiscal de 16 milhões de reais. Ele tinha a prisão preventiva decretada pela Justiça de Triunfo. Juntamente com Sérgio Sanches Correia, administrava a empresa Belsul Solventes Ltda. A prisão foi decretada pela prática dos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, além de sonegação fiscal de ICMS.
Conforme o promotor de Justiça Aureo Gil Braga "os crimes ocorreram pela realização de vendas , sem notas fiscais, a falsos destinatários e com falsas indicações de produtos (gasolinas e solventes) e alíquotas de ICMS, bem como por formação de quadrilha e de lavagem de dinheiro".
Além destes crimes, os acusados já respondem a processo-crime por falsificação e comércio ilegal de gasolina. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), teriam cometido outras 154 fraudes vinculadas com a venda de produtos combustíveis a falsos destinatários.
Os trabalhos foram desenvolvidos pela Promotoria Especializada no Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária de Porto Alegre e a de Triunfo, bem como a Secretaria Estadual da Fazenda. Pela lesão de 16 milhões de reais aos cofres públicos, foi decretado, ainda, o seqüestro de dois imóveis, nove veículos, telefones e quotas-sociais dos estabelecimentos.