Conta de água trará mensagem contra violência doméstica
Ministério Público e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) definiram nesta segunda-feira, 5, a forma como será realizada a parceria entre as instituições para o enfrentamento da violência doméstica e familiar. O objetivo é estimular denúncias e trabalhar a conscientização da sociedade gaúcha quanto ao tema.
A Corsan divulgará aos seus usuários, nas faturas mensais, no período de 7 de março à 4 de abril, informações sobre a violência doméstica e os meios para realizar denúncias por meio do Disque 180. A estimativa é que sejam impressas 1.720 contas de água e que, aproximadamente, 7,5 milhões de pessoas recebam a informação: “Violência Doméstica: Vergonha é não fazer nada! Denuncie! Ligue 180 - Ministério Público do Rio Grande do Sul - COPEVID/GNDH/CNPG”.
A parceria entre as instituições foi pensada com base nas experiências exitosas relacionadas à violência doméstica e noticiadas na Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Copevid), a qual integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais.
Participaram do encontro a promotora de Justiça Veleda Maria Dobke, que atua na Violência Doméstica Extrajudicial de Porto Alegre e é representante do Ministério Público na Copevid ao lado da promotora de Justiça Criminal de São Gabriel Ivana Machado Battaglin; o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, David Medina da Silva; a assessora da presidência da Corsan, Mariana Martinez; o diretor comercial da autarquia, Júlio Quadros; além de representantes da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.