Promotoria de Jaguarão denuncia 46 por tráfico de drogas e homicídios
A Promotoria de Justiça de Jaguarão entregou nesta segunda-feira, 26, denúncia relativa à Operação Vezeiro, investigação realizada pela Polícia Federal. No documento de 200 páginas entregue ao Poder Judiciário, a promotora de Justiça Claudia Ferraz Rodrigues Pegoraro detalha o funcionamento da organização criminosa que se instalou no município, envolvendo 46 traficantes. Entre eles, dois menores, que foram internados provisoriamente na FASE e já respondem a processo judicial desde novembro.
Foram encontrados indícios de envolvimento de membros da quadrilha com homicídios ocorridos em Jaguarão, o que motivou o Ministério Público a pedir à Justiça a reabertura de processos de Júri já arquivados por falta de provas. A investigação começou em fevereiro deste ano e visava desarticular o tráfico de drogas na cidade, pois ficou constatado que uma associação criminosa de Rio Grande havia se instalado ali, passando a dominar o comércio de entorpecentes. No decorrer das investigações, foram realizadas 15 prisões em flagrante, estando todos os réus ainda presos preventivamente.
A Operação foi deflagrada em 25 de outubro, data em que foram cumpridos dezenas de mandados de prisão na região sul do Estado, resultando na prisão de 30 integrantes da associação criminosa.