Posto vendendo gasolina com solvente é fechado pelo Ministério Público
O posto Abastecedora de Combustíveis SA Ltda., localizado em Cachoeirinha, foi fechado na manhã do último sábado. A ordem judicial de lacramento das bombas foi acompanhada pelos Promotores de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre e pelo Engenheiro Químico que atua na especializada.
Além deste, somente na última semana, outros três postos também foram alvo de ações ajuizadas para impedir a comercialização de combustível fora das especificações. Em Eldorado do Sul e Canoas, dois postos da rede Comercial Buffon Combustíveis e Transportes Ltda. tiveram suas bombas de gasolina comum lacradas. Já na capital, no posto Comercial de Combustível da PUC Ltda., foram encontradas inconformidades no óleo diesel aditivado. Nestas ações, atuaram em conjunto com a Promotoria de Defesa do Consumidor, as Promotoras de Justiça Claudia Maria Oliveira de Albuquerque (Canoas) e Cinara Vianna Dutra Braga (Guaíba).
A adição de solventes na gasolina é uma das formas mais graves de adulteração nos combustíveis. Com essa prática, os prejuízos trazidos aos consumidores são proporcionais ao aumento do lucro dos responsáveis pela distribuição e comercialização do produto impróprio.
Desde que começou a atuar sistematicamente na área de combustíveis, em abril do ano passado, o Ministério Público já conseguiu o fechamento de bombas em 48 postos de combustíveis em todo o Estado. Com base em laudos da Ufrgs e pareceres de um engenheiro químico, nenhuma liminar foi indeferida pelo Poder Judiciário.